Sabia que o figo é o "Fruto anti-idade"

O figo cru possui aproximadamente entre 70 a 84 Kcal por cada 100 gramas, já o figo seco contém 230 Kcal, porem tem um baixo teor de gordura e alto teor de minerais, água e fibras.

Nos micronutrientes presentes os que se mais destacam são, o cálcio, magnésio, fósforo, potássio e cobre, além da vitamina B1. Também possui vitamina C, 0,8mg/100g, mas é numa quantidade pequena, muito inferior ao do kiwi, por exemplo, que possui 92 mg/100g. Portanto, não podemos dizer que o figo é uma fonte de vitamina C.

A ressaltar no figo é seu forte poder antioxidante, pois contem compostos fenólicos tais como a quercetina e catequina além de ácidos fenólicos, como o ácido gálico.

Devido a esta ação antioxidante potente benefecia a saúde da pele contra os radicais livres. As suas propriedades anti-inflamatórias tem sido cada vez mais estudadas para serem utilizadas no tratamento de acne, eczema entre outras dermatoses e também nos tratamentos de anti-idade.

Estudos recentes investigam o extrato da folha do figo e seus compostos biologicamente ativos para utilizar em cosméticos e tratamentos de pele, porém ainda não há muitos estudos.

Carlos Sousa